Resumo do livro o emprego de A a Z
A DE ASSÉDIO MORAL
A batalha contra todos os tipos de assédio entrou em moda nas empresas pouco tempo atrás. O primeiro a ganhar notoriedade foi o mais óbvio deles, o sexual. É claro que muita gente exagera um pouco quando se trata desse assunto.
Outro tipo de assédio tão antigo quanto o sexual e tão doloroso quanto, é o assédio moral. Menos escandaloso que o sexual, o moral deixa também sequelas sérias.
Em empresas que toleram o assédio moral, além do ambiente de trabalho ser uma lástima, a produtividade geral é baixa, já que aquele sentimento de orgulho por estar trabalhando ali simplesmente não existe.
O assédio moral ocorre quando, sem necessidade, o chefe grita, ofende, e dirige um palavrão a um funcionário. O assédio moral não é uma única explosão de mau humor por parte do chefe. Não é algo que acontece de vez em quando. É perseguição, que ocorre praticamente todos os dias e durante bom período de tempo.
A simples existência de um assediador é sinal evidente de que a empresa não está nem aí se o funcionário sofre humilhação. Resta a ele, então, a via legal.
É difícil dizer o que acontece com o funcionário que abriu um processo. Provavelmente, sairá da empresa, porque não terá ambiente para continuar nela. E poderá, ou não, ser contratado por outra. O fato é que quanto mais ações na justiça, mais empresas decidirão implantar normas internas para prevenir o assédio moral.
Em resumo, assédio moral é algo extremamente sério, feito de modo repetitivo, com claro abuso de poder, e que causa humilhação e constrangimento.
A DE AUMENTO
Por que é tão difícil ter aumento de salário? Porque quem pede vê a situação por um ângulo e quem pode dar enxerga exatamente de modo contrário.
É difícil conseguir aumento, mas é possível. Em empresas maiores, o salário é atribuído mais à função do que à pessoa. Nas menores, acontece exatamente o inverso - o salário é dado de acordo com a pessoa, até porque é muito comum o