Resumo do Livro O Amor De Capitu
No livro “Amor de Capitu”, Fernando Sabino faz uma releitura fiel da obra clássica “Dom Casmurro” de× Machado de Assis, narrando-a na 3ª pessoa. Dessa maneira,× Fernando elimina o olhar do personagem-narrador Bento Santiago sobre a história.
A história da narrativa de “Amor de Capitu” se passa no× Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX. Tudo começa na casa da× Rua de Mata-Cavalos, no ano de 1857. Bento Santiago e Capitolina desde pequenos sempre foram muito amigos. Porém, quando adolescentes esse sentimento de afeto se torna maior. Com 14 anos,× Bentinho, como é chamado o personagem Bento, é mandado, mesmo contra sua vontade, para o seminário devido a uma promessa que sua mãe fez quando ele nascera.
No seminário,× Bentinho conhece Escobar, menino calado e inteligente, que logo se torna amigo íntimo seu e de sua família. Eles deixam o seminário. Bentinho casa-se com Capitu (Capitolina) e Escobar com× Sancha. Os dois casais passam a manter fortes laços de amizade. Sancha e Escobar têm uma filha e colocam o nome dela de× Capitolina, em homenagem à Capitu. Mais tarde, Capitu e Bentinho têm um filho e colocam o nome de× Ezequiel, primeiro nome de Escobar.
O tempo vai passando e Bento passa a perceber as semelhanças físicas e psicológicas entre seu filho e Escobar, mas não as comenta com ninguém. Uma noite, os casais planejam uma viagem à Europa. Mas Escobar morre afogado no mar. No velório,× Bentinho se sentiu bastante enciumado, pois× Capitu olhou para o cadáver com olhar de apaixonada e chegou a chorar. As desconfianças de× Bentinho