resumo do livro a fantástica fabrica de chocolates
Charlie é um garoto comum que vive com seus pais e avós numa pequena casa na Inglaterra. A casa de Charlie fica ao lado da maior fábrica de chocolates do mundo: a fábrica de Willy Wonka. Willy Wonka produz os mais deliciosos e incríveis doces já imaginados e os vende para o mundo inteiro, e ninguém é visto saindo ou entrando em sua fábrica. A família de Charlie não têm muito dinheiro, por isso única barra de chocolate que Charlie ganha é em seu aniversário. Um dia, os jornais trazem a seguinte notícia: "Willy Wonka deixará 5 crianças entrarem na fábrica! 5 bilhetes dourados escondidos dentro dos pacotes de chocolate! Um sortudo ganhará um prêmio especial no final do passeio!" Logo, todas as famílias do mundo começaram a comprar milhares de barras de chocolate com a esperança de ganhar um bilhete dourado.
O pai de Charlie compra uma barra de chocolate para ele, mas infelizmente, não há bilhete dourado. Charlie passa o resto dos dias assistindo pela TV os cinco sortudo ganhadores - um menino muito guloso, uma menina riquíssima, um garotinho viciado em televisão e uma menina apaixonada por chiclete. Só há mais um bilhete para ser encontrado, e Charlie perde todas as esperanças.
Indo à escola, Charlie viu perdidas no chão duas moedas. Com elas, compra uma barra de chocolate Wonka. Incrivelmente, essa barra contém uma bilhete dourado! Charlie vai à maravilhosa fábrica! Ao chegar em casa e mostrar seu bilhete para a família, e informar, de acordo com o que estava escrito, que ele poderia levar um membro da família, seu avô, que não andava há anos, pula da cama, com energia renovada, e dança de felicidade. Ele foi escolhido para ir à fábrica com Charlie.
No dia marcado, Charlie e as outras crianças estão no portão da fábrica com seus familiares. As portas se abrem e Willy Wonka aparece. Ele os conduz para dentro da fábrica, onde eles irão conhecer os engenhos fantásticos que produzem o melhor chocolate do mundo.
A primeira parada é num grande jardim