Resumo do Livro TGA
Administração 1º Período / Sistemas de Informação 1º Período
1-A administração no decorrer da historia se desenvolveu com lentidão até o século XX, onde teve uma notável inovação. Desde os primórdios da humanidade a administração é praticada pelos agrupamentos, como exemplo as expedições para caça de animais onde os lideres dividiam o trabalho e organizavam a logística. Na bíblia há registros comprovando que a prática da administração já existia há muito tempo como forma de organização, trata-se como o caso do conselho de Jetro, recomendado a Moisés. A revolução urbana surgiu a partir da revolução agrícola, dando origem as cidades e Estados, com isso ocorreu a formação de classes sociais como funcionários públicos, profissionais manufatureiros e o rei-sacerdote, houve a invenção da contabilidade primitiva e a legislação para coordenar cidades-estado. A partir disso ocorreram grandes projetos de construção e estruturação.
O Egito unificado trouxe grandes inovações, através da inundação do rio Nilo foi criado o calendário solar. As pirâmides demonstram bem as grandes aptidões das técnicas administrativas assim como seu exército. A Babilônia criou o conjunto de leis da historia mais famoso, entre elas destaca-se o “Olho por Olho” e o “Consumidor que se cuide” denominado Leis de Hamurábi.Os povos babilônicos apreciavam as cores, com isso a usavam para controlar o estoque, demarcando com cores distintas de acordo com a data de sua produção.
Na China o livro, A Arte da Guerra, ficou conhecido mundialmente por tratar de questões como planejamento, comando e doutrina, que serve de grande utilidade na administração de todos os tipos de organizações.
Os gregos inventaram e implantaram a administração democrática em suas cidades-estado essa técnica defendia a igualdade de todos perante a lei e procurou fazer o povo governar a si próprio. Outra contribuição importante dos gregos foi o interesse em se aprofundar mais sobre o