Resumo do livro reflexão da alfabetização
Prevaleceu o processo de imitação dos indivíduos adultos pelos indivíduos jovens. O conhecimento e fundamental para o homem dar referência de sua existência histórica. Essas referências são necessárias para a prática produtiva, política e mesmo cultural.
A vivencia moral na esfera da subjetividade é uma experiência comum a todos nós, os usos, costumes, práticos e comportamento, carregam consigo o modo de agir dos homens das diferentes culturas e sociedades e constituem a moral. Moral e ético não são sinônimos, apesar do que no dia a dia já não distinguir um conceito do outro; a rigor moral refere-se as ações com os valores que a funda.
A ética refere a relação dos fundamentos e das justificativas desses valores independente ou não da aprovação por qualquer grupo. A ética por um lado busca sensibilidade reflexiva por parte dos sujeitos e por outro lado chamou de ética a disciplina filosófica que busca esclarecer esse fundamentos. A presença da educação formal e institucionalizada é traço marcante nas sociedades ocidentais. O Brasil tem uma grande experiência de educação formal herdada da experiência europeia e feita na marca da educação crista. Foi na fase colonial que nasceu a educação no Brasil foi um trabalho dos jesuítas com base pedagógica no modelo escolástica. A evolução do sistema educacional do pais pouco avançou tanto no ponto de vista organizacional como escolar; visava uma ética com base na vontade individual da pessoa. O modelo econômico era o agrário-exportador. O cristianismo apresentava uma ética individual onde o indivíduo se apoiava para garantir sua moral na sociedade a ideologia católica dos primeiros séculos de formação da sociedade brasileira foi perdendo a hegemonia devido a mudança socioeconômico e a