Resumo do livro percusos
No primeiro capítulo do livro, as autoras Vitória Faria & Fátima Salles trazem temas relacionados à Proposta Pedagógica, o cenário e o contexto do currículo, ou seja, a organização no currículo; dos tempos, espaços, equipamentos, materiais, das crianças, das metodologias, dos instrumentos de trabalho dos professores, profissionais, o trabalho com a família e a comunidade. Também tratam da articulação que deve haver entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, pois, segundo Sonia Kramer não deve haver ruptura entre um e outro, e sim um seguimento sendo o primeiro articulado com o segundo.
Há muito tempo o currículo era visto com preocupação no meio educacional em nosso país, antes o que se limitava em definições, objetivos, conteúdos, atividades e metodologias estabelecidas por faixa etária, agora é ampliado e articulado com a organização, funcionamento e as relações, sendo esse o conjunto essencial para a prática pedagógica.
A Proposta Pedagógica de Educação Infantil para as autoras é vista como “a busca de organização do trabalho de cuidar e educar crianças de 0 a 6 anos, em creches e pré-escolas, complementando a ação da família e da comunidade” (p. 21).
Fechando o capítulo Faria e Salles (2007) delimitam como essencial para a produção da Proposta Pedagógica: a história, o contexto, a estrutura, a filosofia, as intenções das instituições, as formas de organização e gestão do trabalho, o currículo e a mobilização do grupo que visa à formação de cidadãos, tendo como base os princípios éticos, estéticos e políticos.
Quando se constrói o currículo a para a Educação Infantil é preciso considerar a criança como um sujeito social e histórico que se constitui na interação com outros sujeitos da cultura, esses são os pontos abordados no segundo capítulo do livro. Competindo as instituições de Educação Infantil o espaço de cuidado e educação das crianças, e estas