Resumo do livro - para que serve a psicanalise?
A obra levanta questões sobre o nosso cotidiano, sobre como temos agido, sobre nossas angústias, nossas necessidades de criar laços, sobre nossa atualidade que gira em torno da comunicação, sobre nossas sensações de vazio, e principalmente, sobre como a psicanálise surgiu e como ela se propõe a atuar nessas situações. A obra também busca definir a utilidade da psicanálise, a sua orientação ética e a sua abordagem.
Atualmente podemos observar uma tendência à criação de laços, de acordo com a autora, está sempre em busca da salvação para o nosso desamparo. Foi-se o tempo o homem recorria a religião, a algo que considerava superior em busca de amparo, hoje, mesmo sem a certeza de que o próximo é capaz de o amparar, as pessoas estão se apoiando umas nas outras.
A autora inclusive fala sobre as mudanças que a psicanálise proporcionou ao mundo e mostra que infelizmente o apelo aos prazeres e a libido não mudou, e continua sendo utilizado para amenizar frustrações. A seguir, o livro cita o império de Eros e mostra quanta inquietação tem surgido por conta de insatisfações amorosas. Ressalta também o papel da psicanálise, que surge com a pretensão de tratar desses impasses, pois Freud, através de suas observações pôde perceber que a maioria das mulheres que surgiam com sintomas devastadores, tinham a origem do seu sofrimento baseada no que poderia ser chamado de mal de amor. Essas observações proporcionaram o surgimento de um dos métodos mais importantes da psicanálise: a cura através da fala. Freud percebeu que através dessa técnica, poderia ser causado um efeito de conforto emocional.
A autora também relata sobre o momento em que o sujeito recorre a psicanálise. Segundo ela, geralmente existe um intervalo de tempo longo entre a constatação do problema e a procura pelo tratamento, que ocorre após inúmeras tentativas do sujeito de sozinho solucionar o problema.
A psicanálise tem o objetivo de tratar do vazio,