Resumo do livro Não se desespere
Autor – Mario Sergio Cortella
Cada pessoa encara a vida de uma forma única, algumas a sentem como uma alegria, outras como um peso, têm ainda os que a acham difícil ou que tudo é diversão. Diante de suas características individuais, cada um se adapta a vida que tem, a maioria buscando vivê-la da melhor forma e seguir em frente.
Mario Sergio Cortella aborda temas do cotidiano dos homens, oferecendo momentos de paz interior, de afastamento das preocupações do dia a dia, de reflexões, de perceber o que sente e se conhecer. São provocações filosóficas que nos convidam a buscar conhecimento interior.
Temas como religião, ética, política, educação, sonho, motivação, cooperação e diversos outros são abordados de uma forma a auxiliar a busca do bem-estar, a colaborar com a conquista daquele sentimento de tranquilidade.
Cada capítulo aborda um tema e apesar de serem curtos, são completos, ricos em informação e, um a um, merecem uma reflexão. Ele nos faz analisar nossas prioridades, se vivemos ou simplesmente perdemos tempo com a vida, O que fizemos com o tempo é uma escolha nossa. Cortella enxerga na educação muitas saídas para problemas da sociedade. Porém, acha errado o fato de famílias transferirem sua responsabilidade para as instituições escolares. Ele fala ainda da questão escola pública versus particular e como a educação está vinculada à ética, mídia, religião e tecnologia. Além da falta de ética verificada na mídia, tal característica pode ser encontrada em muitos outros setores, principalmente na política, como temos visto nos últimos anos, ou até mesmo em pequenos gestos familiares, com pais que ensinam determinado conceito, mas não dão o exemplo.
“A parte que nos cabe...”, fala sobre o buraco ambiental onde a humanidade se atolou e discorre sobre o “biocídio” que estamos praticando nas últimas décadas, isto é, a eliminação de variadas formas de vida no planeta, inclusive a nossa, claro.
Para ele, este