RESUMO DO LIVRO: METODOLOGIA CIENTÍFICA 5ª EDIÇÃO
AUTORES DO LIVRO: Amado Luiz Cervo, Pedro Alcino Bervian.
RESUMO DO LIVRO: METODOLOGIA CIENTÍFICA 5ª EDIÇÃO
Serra Talhada, 2014
Capítulo
O HISTÓRICO DO MÉTODO CIENTÍFICO
A ciência é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando alguns aspectos novos. Do duplo elemento de uma época, o mutável e o fixo, o ainda não comprovado e o estabelecido definitivamente, somente o último é cumulativo e progressivo.
Existem alguns elementos que constituem certa parte da ciência que são a parte transitória e efêmera, que com um determinado período de tempo ganham um interesse histórico.
Nos dias de hoje a ciência apresenta uma relativa recente, porém só na idade moderna da história adquiriu o caráter científico que tem atualmente.
O primeiro passo para a ciência do futuro se iniciou na revolução científica, que propriamente dita, registra-se nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros. Não surgiu, porém, do acaso. Toda descoberta ocasional empírica de técnicas e de conhecimentos referentes ao universo, à natureza e ao homem, desde os antigos babilônios e egípcios, a contribuição do espírito criador grego, sintetizado e ampliado por Aristóteles, às invenções feitas na época das conquistas preparam o surgimento do método científico e o caráter de objetividade que vai caracterizar a ciência a partir do século XVI, ainda de forma vacilante e agora de modo rigoroso.
Com isso, a partir do século XVIII foram surgindo o estudo da biológia, modificações das atividades industriais e intelectuais, novos dados relativos à evolução, ao