Resumo do livro Manifesto do Partido Comunista
UNIP
TRABALHO DE CIÊNCIA SOCIAL
Goiânia, 30 de Outubro de 2013
Resumo do Manifesto do Partido Comunista
Prof. : CÉLIO
Alunos:_________________________________ RA: _____________________ _________________________________ RA: _____________________ _________________________________ RA: _____________________ _________________________________ RA: _____________________ _________________________________ RA: _____________________
Prefácio a Edição alemã de 1872
A liga dos comunistas, associação internacional dos operários, vivendo na clandestinidade, forçada pelas circunstâncias, delegou aos abaixo-assinados, em novembro de 1847, no congresso, a incumbência de elaborar e publicar um programa pormenorizado, teórico e prático, do partido. Foi assim que se originou o presente manifesto, cujo manuscrito foi remetido a Londres para ser impresso poucas semanas antes da revolução de Fevereiro. Sua primeira edição foi em alemão.
Os princípios gerais contidos neste manifesto, tomados no seu todo, conservam sua inteira validade ainda hoje. A comunidade evidenciou de modo particular que "não basta que a classe operária se aposse das estruturas do poder para colocá-las a serviço de seus próprios fins".
O manifesto, contudo, é um documento histórico que não pode mais sofrer alterações. Uma posterior edição, quem sabe, poderia ser enriquecida de uma introdução que viesse a preencher o hiato existente de 1847 até nossos dias.
Londres, 24 de junho de 1872
K.Marx e F. Engels
Prefácio à edição russa de 1882
A primeira tradução russa do M.P.C foi feita por Bakunin em principios dos anos 60. Naquele tempo, a Rússia era considerada como o último grande baluarte do conservadorismo europeu e os EUA, por sua parte, eram o receptor do excedente da mão de obra da Europa, que para lá imigrava. Foi precisamente