Resumo do livro IV de Ética a Nicômaco - Parte V e VI
739 palavras
3 páginas
Resumo do livro IV de Ética a NicômacoParte V
A expressão gentileza tende a ser uma disposição de defeito porém empregaremos ela como um intermédio do meio de acesso à ira. O excesso será considerado como uma irascibilidade embora haja várias causas que resultam na ira. O fato de nos irritarmos em situações cujo pessoas ou acontecimentos geram certa ira é normal do ser humano. Porém somente serão considerados gentis as pessoas que souberam se permanecer imperturbável, não se deixando levar pela emoção do momento. Somente o sentido orientador poderá lhe dizer o quanto e por quanto tempo deve se irritar.
A incapacidade de se irritar é repreendida pela sociedade, isso pode ser visto como uma pessoa que não sente injuria ou não sofrem com ela. E por serem passivos demais, não sabem se defender ou argumentar em cima de algum insulto sofrido.
Quando nos referimos à ira, sabemos que há vários motivos que resultam este acesso, como, falar com pessoas indevidas, falsos motivos, problemas que surgem de repente ou uma demora maior do que deviam para ser resolvidos. Entretanto o mal só destroi as pessoas e a si mesmo, tornando-se insuportável.
Já os irascíveis são aqueles que rapidamente se irritam e muitas vezes com quem não deve ou por motivos indevidos, porém, rapidamente deixam de se portar desta maneira. Isso é uma qualidade em seu caráter pois apesar de se irritar facilmente tambem conseguem voltar às claras de forma rápida.
Os subceptíveis se irritam por qualquer coisa, são pessoas amargas difíceis de se reconciliar, guardando muito rancor. Só descansam quandose vingarem, cassando a irá e gerando um prazer pela vingança. Portanto se nao se vingarem, estes carregaram um pesado fardo em suas vidas. Com isso, tornam-se pessoas inoportunas pois nao se reconciliam sem se vingarem. Portanto, somos mais contra ao exesso de gentileza do que a falta da mesma.
Podemos perceber que não é facil distinguir o modo e a intensidade com que devemos nos irritar em devidas