Resumo do livro Fernão Capelo Gaivota
O livro Fernão Capelo Gaivota do autor do Richard Bach apresenta sociedades distintas de gaivotas em termos de como enfrentar a vida. Uma mais limitada com regras e paradigmas mais tradicionais, e outra mais ligada ao aperfeiçoamento de suas técnicas de voo e a necessidade de serem melhores e mais hábeis naquilo que gostam de fazer. Trata se da história de uma gaivota que quer voar mais alto, além dos limites aceitos por sua sociedade que só se baseia em procurar alimento para o bando e está acostumada a voar em certa altura ou velocidade, porém, Fernão Capelo destoa dos pensamentos e atitudes usuais de seu bando ao achar que é possível voar mais alto e mais rápido, assim como deixar a busca pelo alimento em segundo plano. As demais gaivotas, por achar que os pensamentos de Fernão não fossem possíveis ou racionais o pressionam a mudar suas atitudes e o julgam como “insensato”, logo é banido e exilado.
Depois de um tempo em exílio, aperfeiçoando suas técnicas, Fernão percebe que seus objetivos são possíveis. Encontra uma nova sociedade onde as gaivotas também buscam o aperfeiçoamento do voo. Essa busca pela perfeição trouxe a atenção de todos e logo Fernão se tornou um dos melhores no que faziam porem ele ainda não havia encontrado tudo e sabia que faltava algo a mais. Depois de conversar com Chiang, mestre daquele bando, Fernão teve a percepção de suas capacidades e entendeu que suas técnicas e habilidades são fundamentais, mas que “trabalhar com amor”, ou seja fazer o que se gosta torna a vida perfeita.
Retorna ao seu bando e mostra para alguns que é possível voar mais alto, instrui estes indivíduos a ensinar os mais jovens a vencer seus limites e desafios, e com isso