Resumo do livro "faça o que tem de ser feito"
“Faça o que tem de ser feito, e não apenas o que lhe pedem”.
Este livro aborda basicamente o que acontece no nosso dia-a-dia, pois muitas pessoas acham que são contratadas para simplesmente fazerem o que lhes mandam o livro nos mostra ao contrario, ou seja, procurar sempre esta fazendo o que tem de ser feito dentro da empresa, pois hoje em dia um funcionário é contratado não apenas para cumprir suas tarefas, mas para pensar e agir, trazer soluções para problemas e ate mesmo dar sugestões. As empresas buscam contratar profissionais que, basicamente tenham iniciativa.
Segundo o autor, as empresas valorizam as pessoas que, quando necessário, atuam de forma independente. No livro é apresentado o conceito da Expectativa suprema, que se resume em se esforçar para fazer o que tem que ser feito a fim de que a empresa seja bem sucedida. Algumas ações que traduzem o conceito de Expectativa suprema são: atender um cliente, solucionar um problema, ajudar um colega, dar sugestões para economizar dinheiro, desenvolver uma ideia.
As organizações não querem mais funcionários que apenas sigam ordens do seu chefe. Algumas características são citadas no livro e podem fazer a diferença: Pensar como as coisas podem ser melhoradas, começando com uma ideia, usando no trabalho de como pode melhorar as coisas nesse ambiente; Sendo pão duro do escritório, procurando uma forma de economizar o dinheiro da empresa; Faça perguntas bobas, porque sua pergunta pode jamais ter sido feita e pode ser a duvida de muitos em seu ambiente de trabalho; Transforme as necessidades em oportunidades, aprenda a ver as necessidades e considerar como elas poderiam ser resolvidas; e tomar uma precaução: Não viva se queixando.
Um gerente, coordenador, superior ou qualquer outra liderança espera que os integrantes da equipe saibam as regras e objetivos e que não seja necessário ter que falar tudo o que cada um tem que fazer.
Nas organizações o conceito de eficácia tem tornado vital para