Resumo do livro estrátegia em ação
Aluno: Marcelo de Carvalho
Período: 6º período.
Resumo do Livro Organização Orientada para a Estratégia
Resumo do Capítulo Dois
O balanced scorecard é uma síntese final do desempenho gerencial das organizações, ele incorpora o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas com metas e prazos definidos pela empresa.
O sistema de indicadores tem sua origem na natureza financeira, o mesmo era usado pelos egípcios, fenícios e sumérios para facilitar as transações comerciais. Com a revolução industrial e a criação das grandes empresas necessitou medir de forma mais assertiva e verificação do ROI que é nada mais é do que o retorno sobre o investimento. Com o fim da segunda guerra mundial culminou no aperfeiçoamento e na tendência de verificação e de se ter relatórios e indicadores, grandes empresas como G.E e Dupont tornaram o processo de indicadores altamente usados, também podemos citar os rigorosos controles financeiros da Harold Geneen, na AT&T.
Contudo em 1992 um novo grupo de executivos fez uma revisão estratégica a fim de determinar a trajetória que melhor produziria o valor para os acionistas. A conclusão foi que as empresas precisariam abraçar uma estratégia de crescimento e sustentabilidade.
O Balanced Scorecard
O BSC é uma ferramenta completa para os executivos pois ela traduz a visão estratégica de desempenho da empresa.
O BSC traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O scorecard cria uma linguagem, para comunicar a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários os vetores do sucesso atual e futuro ao articular os resultados, os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos das pessoas na empresa inteira, para alcançar as metas de longo prazo.
As quatro perspectivas do scorecard