resumo do livro estagio supervisionado
O primeiro papel a ser questionado é o da universidade. Ao fornecer uma bagagem teoria especifica, que exige uma visão critica da sociedade vigente. Ela parece não conseguir formar um profissional competente, capaz de reoperacionalizar a teoria em relação a pratica. Um dos elementos que a universidade dispõe e que poderia ser redimensionado é o estagio supervisionado, obrigatório em todos os currículos de licenciatura e pedagogia, mais não devidamente explorado.
A proposta esta vinculada a ideia de um estagio voltado para o atendimento a comunidade, o qual devera proporcionar o engajamento do estagiário, na realidade, para que posa perceber os desafios que a carreira do magistério lhe oferecera e possa assim refletir maduramente sobre a profissão que vai assumir. Esse envolvimento, em situações reais de vida, vizara primordialmente a integração do fazer com o saber. Considerando que a escola mudou e que sua realidade exige um quadro teórico de reflexão mais dinâmico, que ela pode ser vista como reprodutora das desigualdades sociais quanto como capaz de modificar essas relações, devemos estudar essas contradições e examinar as modificações que poderam facilitar a produção de resultados educacionais que favoreçam o atendimento da população escolar. E necessária em uma revizáo da pratica do professor, do próprio saber gerado na universidade que quase sempre retrata uma produção reinterpretada. Alem disso a atuação critica do profissional da educao exige que se adaptem as necessidades da clientela as orientações vindas do sistema escolar, que reduzem muito a liberdade do professor, no processo decisório de sua atuacoa na escola.
Considere os estágios supervisionados uma parte importante da relação trabalho escola, teoria pratica e eles podem representar, em certa medida, o erro de articulação orgânica com a propia realidade. Na colocao escola trabalho, pode-se perceber a importância, do estagio supervisionado,