Resumo do livro engenharia de software de ian sommerville 8ª ed.
É um ramo da engenharia com foco no desenvolvimento de softwares dentro de custos, prazos adequados e alta qualidade. Software é abstrato, não há limitações físicas. Essa falta de limitações pode torna-lo extremamente complexo e de difícil compreensão.
O conceito de ES foi proposto em 1968 em uma conferência para discutir o que foi chamado de “crise do software”, que resultava do surgimento de novos hardwares de computadores baseados em CI’s e tornava sistemas impensáveis até então em projetos realizáveis e mais complexos que os anteriores. O desenvolvimento informal não era suficiente, atraso, não confiável, difícil de manter, baixo desempenho. Novas técnicas surgiram pois o custo do hardware caía enquanto do software aumentava. Até hoje em dia essas técnicas não são aplicadas efetivamente por muitas empresas.
O QUE É SOFTWARE? Além do programa executável, são todos os dados de documentação(sistema e usuário), arquivos de conf. necessários a operação do software.
Existem 2 tipos de produtos de software: 1. Produtos genéricos: Sistemas do tipo Stand-alone e vendido no mercado para qualquer cliente; 2. Produtos sob encomenda (ou personalizados): Encomendado por um determinado cliente/ ou modificado para ele;
DIFERENÇAS:
Nos produtos genéricos quem controla a especificação é a empresa que desenvolve. Já nos produtos sob encomenda, essa especificação é controlada pela empresa que compra o produto. Existe também o caso em que um produto genérico é modificado para atender um cliente específico (ERP’s como SAP).
O QUE É ENG. DE SOFT.?
É uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde a especificação até a manutenção.
Por que Disciplina? – Os engenheiros aplicam teorias métodos e ferramentas onde for apropriado e de forma seletiva mesmo quando não existem teorias e métodos aplicáveis, e fazem as coisas funcionarem. Trabalham também sob restrições