Resumo do Livro Ecomonia Ambiental
Autor: Ronaldo Seroa da Motta
O livro nos leva a refletir e pensar de maneira mais sustentável, que recursos ambientais devemos proteger? Como definir as prioridades em relação ao que queremos conservar? Pensando desse modo conseguiremos complementar questões antes meramente econômicas com uma dimensão ambiental.
BASE CONCEITUAL DE ECONOMIA E ECOLOGIA
A base da economia ambiental ecológica é o conhecimento dos processos ecológicos que sustentam a vida na terra. O termo economia e ecologia é a busca de soluções, para identificar as causas do uso incorreto da exploração dos recursos naturais e explicar as ocorrências cada vez mais constantes de alterações climáticas no planeta.
A preservação do meio ambiente passou a ser vista, como condição para o equilíbrio entre ecologia e economia. Uma economia só é sustentável, quando respeita os princípios da ecologia.
Uma economia correta é aquela que satisfaz ás necessidades humanas, sem prejudicar o futuro das próximas gerações. O princípio básico da economia ecológica é a valoração dos bens e serviços ambientais, para a produção com sustentabilidade, a economia sustentável deve respeitar e priorizar a produção dos ecossistemas dos quais dependem.
HISTÓRIA
ESCOLA CLÁSSICA
Através de sua evolução, o homem controla outras espécies de animais e vegetais, com tecnologia e conhecimento, ele altera rapidamente o ambiente em que vive, como se não fizesse parte do ambiente natural, ele se propôs no papel de interventor da natureza, explorando com exaustão os recursos naturais, e deteriorando a qualidade do meio ambiente.
A exploração feita de forma predatória, e sem preocupar com a escassez dos recursos naturais.
No final do século XVIII os economistas clássicos, analisaram o progresso das nações, visando o sistema econômico inserido no meio ambiente, embora o considerassem passivo e benevolente. No inicio do século XIX, a agricultura europeia dependia fortemente da natureza, ou