resumo do livro dos escuteiros
(( ROBERTO BADEN-POWELL))
Este grande livro dos escuteiros, declara que o escutismo é obra de character nacional, internacional e universal, que visa educar os jovens de uma forma fisica, moral e espiritual, tornando-os fortes em todos os aspectos, de um modo peculiar, fortes nas suas decisões como homens. Obra de carácter Nacional, porque visa por meio de organismos nacionais, a dotar cada nação de cidadãos úteis e válidos. Obra de carácter Internacional, porque não reconhece fronteiras as boas relações entre escuteiros Obra de carácter Universal, porque procura insistentemente incutir o sentiment de fraternidade universal aos escuteiros de todas as nações, classes ou crenças.
O titulo desta obra presente, (Escutismos para Rapazes), não corresponde bem a obra original Scouting for Boys, mas ja tão generalizado entre nós, que achamos melhor adopta-lo embora a verdadeira tradução fosse Exploração para rapazes ou jovens exploradores, título que alias traduz mais directamente o pensamento do autor. ( Baden-Powell escreveu para os rapazes, sem preocupações de estilo).
Resumir este livro sem falar da promessa e da lei dos escureiros que e o ponto de partida, seria impecável e como se estivesemos a falar de uma nação sem a sua constituição. Para ser um verdadeiro escuteiro Segundo os ensinamentos de Baden-powell, temos que nos prometer a nós mesmo, seguindo as suas leis e princípio do escutismo.
Promessa e leis que são essas:
PROMESSA
Prometo pela minha honra e com a grace de Deus, fazer todo o possivel por:
Cumprir os meus deveres para com Deus e a Pátria; Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstancias;
Obedecer a lei do Escuta.
A LEI DO ESCUTA
A lei do escuteiro contem as regras que se aplicam aos jovens escuteiros de todo mundo, e que tu promotes cumprir quando es admitido como escuteiro.
1. A honra do Escuta inspira confiança.
2. O Escuta é. leal
3. O Escuta é utel e