Resumo do livro de levítico
O PENTATEUCO
3
Levítico
Título: Este livro chama-se Levítico pelo fato de ser um registro das leis referentes aos levitas (sacerdotes) e seu serviço.
Tema: No livro de Êxodo vimos Israel redimido; a redenção de um povo escravizado. Levítico diz-nos como um povo redimido pode aproximar-se de Deus por meio da adoração e como a comunhão assim estabelecida pode ser mantida. A mensagem de Levítico é: o acesso a Deus dá-se unicamente por meio do sangue e o acesso obtido exige a santidade do adorador. Grande parte da tipologia no livro refere-se à obra expiatória de Cristo e manifesta-se nas diferentes ofertas que ali se descrevem. Êxodo dá-nos o relato de um sacrifício único o qual redimiu Israel de uma vez para sempre e prenunciou Cristo, nossa Páscoa. Levítico dá-nos muitos quadros desse sacrifício no que se refere aos diferentes aspectos da redenção. A mensagem do livro está muito bem exposta no versículo 2 do capítulo 19. Observe o propósito prático do livro: contém um código de leis divinamente determinado e planejado para tornar Israel diferente de todas as demais nações, espiritual, moral, mental e fisicamente. Em outras palavras, Israel tornar-se-ia uma nação santa – uma nação separada dos modos e costumes das nações que a cercavam, e consagrada ao serviço do Deus único e verdadeiro.
Autor: Moisés
Esfera de ação: O livro abrange o período de menos de um ano da jornada de Israel no Sinai.
Conteúdo: Levítico é um livro de leis, por isso podemos classificar o seu conteúdo com esse dado em mente: I - Leis referentes às ofertas (caps. 1 - 7) II - Leis referentes ao sacerdócio (caps. 8 - 10) III - Leis referentes à purificação (caps. 11 - 22) IV - Leis referentes às festas (caps. 23 e 24) V - Leis referentes à terra (caps. 25 - 27)
I. Leis referentes às ofertas (caps. 1 – 7) Os sacrifícios foram instituídos como meios pelos quais o povo pudesse manifestar a sua adoração a Deus: 1. O