Resumo do livro de Etica primeiros passos
José Abrantes (D.Sc). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor Titular/pesquisador do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) abrantes@ime.uerj.br
Resumo: Este artigo faz uma análise do ciclo de vida de um produto, conforme citado pelo professor Philip Kotler, propondo porém duas novas fases. Segundo Kotler (1999), considerando os lucros, existem cinco fases durante a vida de um produto: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Este artigo propõe a adoção de duas novas fases, pesquisa e responsabilidade ambiental (ou descarte) que, além de representarem custos, devem ser considerados como parte do planejamento estratégico de um novo produto. Todo produto especialmente os inéditos, antes da fase de desenvolvimento, passa por uma fase de pesquisa onde são estudados os aspectos e fundamentações científicas. Da mesma forma todo produto, mesmo após o seu declínio e retirada do mercado, continua causando impacto ambiental. Alguns causam mais impactos do que outros. Este artigo mostra como as fases de pesquisa e responsabilidade ambiental (ou descarte) devem ser consideradas no ciclo de vida de um produto.
Palavras chave: Ciclo de vida de um produto, Pesquisa, Responsabilidade ambiental
Área temática: Tecnologia no ciclo de vida de produtos e serviços (TC)
1. Introdução
Com relação ao ciclo de vida de um produto, Kotler define quatro fases considerando as vendas e cinco fases, considerando os lucros obtidos com as vendas. I – Desenvolvimento do produto, II – Introdução, III – Crescimento, IV – Maturidade, V – Declínio. A figura 1 mostra estas considerações.
Figura 1: Ciclo de vida de um produto
(Fonte: figura 10.2, KOTLER)
I – Desenvolvimento do produto : começa quando a empresa encontra e desenvolve a idéia de um novo