resumo do livro de eli
O filme se passa pós terceira guerra mundial, com cidades destruídas, e com pouquíssima população diante o mundo. Os poucos povoados que ainda restam vivem em estado de calamidade, em um mundo sombrio e sem cores. Os que viveram pós a guerra vivem com a lembrança do passado e os que nasceram ali, neste "novo mundo " não vivem alegremente, e nem se quer sabem ler. As pessoas que caminham nas estradas ,em busca de um local para se estabilizar, passam dificuldades para se alimentar, dificilmente encontram algum local para passarem a noite em sua jornada , e ainda por cima correm risco de em seu caminho serem mortos, não por fome ou cansaço é sim para conseguir o tão desejado livro de Carnigie e para roubarem seus mantimentos e objetos que ali se encontram.
Diante de todos esses fatos há Eli ,que caminhava por trinta anos com a sua missão : levar o livro sagrado para o Oeste, ele era o guardião do livro que tinha uma grande importância para a humanidade. Eli era um homem misterioso e que se distanciava das outras pessoas, não confiando em ninguém. Durante o seu percurso, ele acabou parando em um povoado para recarregar a bateria de seu rádio, enquanto carregava foi até um bar, bar esse sujo cheio de homens bebendo. Lá ele aguardava uma jovem moça chamada Solara encher seu cantio de água. No momento em que ele aguardava se envolveu em uma confusão com os homens que ali estavam, matando quase todos que tentaram machuca-lo, assim Eli foi levado para o chefe daquele povoado, um homem chamado Carnigie.
Carnigie comandava aquele povoado, todos o obedeciam . Era um homem de muitos capangas, esses que o ajudava a buscar pelo livro sagrado, porque nele saberia que encontraria todas as palavras necessárias para guiar seu povo e continuar a deter todo o poder em suas mãos ,para assim construir novas cidades, já que ele que comandava um dos bens mais preciso ,a agua. Como seus capangas não sabiam ler, ele via Eli um homem diferente de