Resumo do livro de Carnelutti, “Como Nasce o Direito”
“Como Nasce o Direito”
O direito foi criado através de leis, visto que o homem é um ser social e é impossível a vida em sociedade sem uma normatização. Diante dessa necessidade, surgiu o Direito como conjunto de normas gerais e positivas disciplinadoras da vida social.
Para Carnelutti, o direito é “um conjunto de leis que regula a conduta dos homens” e sugere que todos podem aplicá-lo, não apenas os operadores do direito advogados e juristas, mais inclusive a população. Esta poderia autogerir-se nos assuntos do cotidiano, deixando para levar aos juízes apenas as causas de maior complexidade. Para tanto, defende que uma mínima noção de direito deveria ser ensinada nas escolas, visando a formar cidadãos capazes de aplicarem tal direito. Esse aprendizado, desde a idade escolar, evitaria uma das piores pragas da sociedade: “a delinquência e a litigiosidade”, no livro tem uma parte que explica a visão de Carnelutti, que as leis são criadas por parlamentares que não precisam ter a obrigatoriedade de ser um jurista.É bem verdade que os projetos de leis que são discutidos e definidos são de autoria em quase sua totalidade, por juristas, todavia é sabido que os mesmos são modificados pelos não juristas. Em suma, isso implica em dizer que os não juristas podem até não criar as leis, mais de certa forma acaba por cooperarem em sua elaboração.
Carnelutti procurou ser bem didático ao abordar conceitos imanentes ao direito,ajudando também compreender a origem do Direito na sociedade, relacionando, economia, moral, delito, contrato e estado propriedade, lei, juízo , estado , comunidade internacional. Por exemplo, vou dar uma previa de cada item que encontrado no livro pra termos uma Noção, começando pela Economia não basta para colocar ordem entre os homens e satisfazer assim o que constitui a necessidade suprema do individuo e da sociedade. A moral e o direito são distintos, pois para se fazer valer o direito é necessário o emprego da