Resumo do Livro Criatividade e Redação
A criatividade é a maneira de pensar diferente, para descobrir novas coisas. Sabendo usa-la tanto na empresa, em casa, quanto na escola podemos obter vários resultados, gerar soluções que sem a criatividade seriam impossíveis de serem resolvidas. Podemos notar que em algumas ocasiões a falta de criatividade privam empresas e até mesmo pessoas, de boas experiências de sucesso, por se limitarem a descobrir novas ideias, que podem ser transformadas em ações que podem mudar o mundo.
1. Para começo de conversa
Quando realizamos um trabalho criativo, primeiro devemos estar bem à vontade, desde o lugar escolhido para realizá-lo, até seus acessórios pessoais, roupas e sapatos. É importante que seja determinado um tempo para elaboração do projeto, que o trabalho seja feito em um lugar onde você possa sair deixar suas coisas ali, e quando voltar elas estarão no mesmo lugar, e reservar um tempo de mais de uma hora para se dedicar totalmente ao trabalho.
Monte um banco de dados e frases
Nossas ideias estão soltas por ai, escondidas, prontas para nos surpreender, seja por meio de uma notícia de jornal, de um caso que ouvimos que nos chama atenção, mas o melhor recurso para ter acesso a um fato que tenha sido esquecido da memória continua sendo o banco de dados, essa é a explicação de que todos os escritores tenham um caderno de anotações que não se separam.
Hemisférios
Estudos realizados mostram que uma pessoa criativa, utiliza os dois lados do cérebro, o direito e o esquerdo, mas na hora de criar ninguém fica pensando nos seus hemisférios. Levado pelo desejo de saber sobre informações que entram e saem da nossa cabeça, não seria melhor conhecer cada um deles?
Hemisfério direito
Trata uma coisa de cada vez.
Processa informações de forma linear.
Opera sequencialmente.
Escreve e analisa.
Relaciona ideias.
Faz abstrações.
Divide em categorias.
Entende-se melhor com as coisas