Resumo do Livro Consultoria em Gestão de Pessoas FGV
CAPÍTULO 01 – Competitividade e produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria.
Consultor: aquele que dá ou pede conselho.
Consultoria: modelo encontrado pelas organizações em resposta às necessidades do processo evolutivo da administração.
Objetivo empresarial: alcance e maximização dos resultados esperados.
Alguns aspectos do cenário atual:
Necessidade de mudança premente, ampliou a importância do trabalho de consultoria – novas formas de gestão e performance.
O processo evolutivo da consultoria na Gestão de pessoas:
Evolução de DP para RH – atividades de consultoria são encaradas como ações estratégicas (know-how – aconselhamento técnico e relacional – conhecimento organizacional). Foco não está mais nos resultados somente, mas na forma como estes são atingidos e superados. Aspectos operacionais ou táticos transformar-se em estratégico.
Gestores com maior autonomia na tomada de decisão. Gestores de resultados e pessoas precisam cuidar não só do alcance dos objetivos da área sob sua responsabilidade, como também da produtividade e satisfação de sua equipe.
Consultoria: Conceitos e Contextos.
Consultoria em GP: novo recurso que contribui para melhoria da qualidade de vida e de trabalho da equipe de empregados de uma organização.
Ponto crucial: lidar com novas realidades, tecnologias, exigências, satisfações, insatisfações, produtividade, entre outros aspectos fundamentais ao crescimento organizacional.
Atingir resultados – atividade de consultoria é utilizada para reduzir os riscos e maximizar as oportunidades. Mudanças PLANEJADAS.
Chave da questão – identificar as verdadeiras causas dos problemas, a fim de eliminar os obstáculos em sua essência e de torná-los visíveis ao poder decisório.
Grande conhecimento do negócio e dos objetivos estabelecidos = agir, pensar e orientar com índice baixo de aconselhamento inadequado –
Vantagem do Consultor - busca da