RESUMO DO LIVRO COMO CHEGAR AO SIM
Todos sabem como é difícil lidar com um problema sem que as pessoas se interpretem mal.
Um líder sindical pergunta a seus homens: “Muito bem, quem foi que convocou a greve”?
Jones dá um passo à frente. “Fui eu. Foi aquele ordinário do contramestre Campbell de novo. Ele está querendo me perseguir e já estou cansado disso. Por que tenho que fazer todo o trabalho sujo?”
Mais tarde, o líder sindical confronta Campbell: Jones disse que você o colocou no rol do trabalho de substituição cinco vezes em duas semanas. O que está havendo?”
Campbell responde: “Tenho escolhido Jones porque ele é o melhor. Só o mando fazer substituições quando falta um homem-chave. Acontece que com essa gripe que anda por ai, uma porção de apontadores anda faltando. Nunca imaginei que Jones fizesse alguma objeção”.
Numa outra situação de vida real, o advogado de uma empresa de seguros diz ao chefe:
_Sei que seu tempo é curto, Comissário Thompson. O assunto diz respeito a alguns dos problemas que vimos tendo com a cláusula presuntiva das normas de responsabilidade civil. Basicamente, as apólices em vigor contêm limitações de reajuste das taxas, e gostaríamos de examinar alguma forma pela qual ela pudesse ser revista...
Diz o Comissário, interrompendo:
- Sra. Monteiro, sua companhia teve ampla oportunidade de expressar qualquer objeção durante as audiências antes de elas serem instauradas. Sra. Monteiro. Eu redigi as audiências e ouvi cada palavra dos depoimentos, e redigi pessoalmente a versão final das cláusulas de responsabilidade civil. A senhora está dizendo que cometi um erro?
- Está dizendo que sou injusto?
- Não, senhor, certamente não, mas essa cláusula teve consequências que nenhum de nós tinha previsto e...
- Escute Monteiro, prometi ao público, em minha campanha para este cargo, que poria fim aos secadores de cabelos assassinos e ás bombas de dez mil dólares disfarçadas de automóveis. E essas normas fizeram isso. Por que espécie