Resumo do livro avaliação na pré escola jussara
1- Avaliação mediadora.
A ação mediadora do educador resulta, igualmente,num trabalho pedagógico que valoriza as experiências de vida de cada criança, suas vivências culturais, raciais, religiosas, etc., como elementos constitutivos do espaço institucional ao mesmo tempo em que percebe a criança sofrendo as influências desse meio e constituindo-se como sujeito a partir dessa interação. O cotidiano é planejado pelo professor a partir do conhecimento que ele adquire sobre suas crianças articulado à sua a sua proposta educativa. Entretanto,esse planejamento se reconstrói com base nos interesses, necessidades e reações das crianças a cada momento observadas pelo professor,o tempo e o espaço do cotidiano estão sempre atrelados ao possível e ao necessário de cada grupo de crianças, reestruturando-se, a partir do acompanhamento de sua ação pelo professor.
2- Pressupostos básicos da avaliação.
*Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em matérias e situações a serem experienciadas; *Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e lhe novos desafios; *Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.
3- Espaço pedagógico e avaliação mediadora.
O espaço pedagógico que respeita e valoriza a criança no próprio tempo é ante de mais nada,um ambiente espontâneo, seguro e desafiador. Espontâneo no sentido de favorecer a