Resumo do livro arquitetura de sistemas
(3ª Nota de Avaliação)
Critérios para avaliação:
O seminário será realizado em duplas escolhidas pelo professor desta disciplina. Terá nota de avaliação do conteúdo apresentado e entregue, também será avaliada a postura e clareza apresentada aos demais colegas de sala. Cada apresentação será filmada pelo professor responsável pela avaliação.
Grupo 01 – Visão Geral
Discentes: Fábio e Raquel
Grupo 02 – Conceitos de Hardware e Software
Discentes: Ivanete e Renata
Grupo 03 – Concorrência
Discentes: Bruna e Ana
Grupo 04 – Estrutura do Sistema Operacional
Discentes: Ângela e Laura
Grupo 05 – Processos
Discentes: Thábata e Claudinéia
Grupo 06 – Thead
Discentes: Cleyton e Everton
Grupo 07 – Sincronização e Comunicação entre processos
Discentes: Adriana e Leidiany
Material de apoio para a realização do Segundo Seminário
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Capítulo 1
VISÃO GERAL
• 1.1 Introdução:
Sistema Operacional nada mais é do que um conjunto de instruções executadas pelo processador. Sua função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída. Sem SO, usuário deveria conhecer profundamente o computador para poder interagir com ele. Implicaria em trabalho lento e com possibilidade de erros. A diferença entre um SO e aplicações convencionais é a maneira como as rotinas são executadas em função do tempo. O SO não tem início, meio e fim como as aplicações. Dependem de eventos assíncronos. Também pode ser chamado de Programa monitor, Executivo, supervisor ou Controlador.
• 1.2 Funções básicas:
- Facilidade de acesso aos recursos do sistema: Usuário não precisa se preocupar como é feita a comunicação com monitores, discos, impressoras, etc. O SO é uma interface entre o usuário e os recursos do