Resumo do livro antigona
Em Tebas, a briga dos irmãos pelo trono faz com que os dois, Polinice e Eteocles, morram mutuamente.Creonte, atual rei e tio de Antigona, impõem uma lei que proíbe o enterro de Polinice sob pena de morte quem a contrariasse.Pois Polinice não tinha direito do trono,então ficou a mêrce de cães e de passaros,enconto o Eteocle recebe honras divinas no seu enterro por ter razão e direito au trono.
Antigona não aceitava uma lei imposta por um tirano não pode sobrepor a lei divina, então decide ir contra a lei que Creonte impôs, e tenta enterrar seu irmão Polinice com honras divinas para que não fique vagando por 100 anos na margem do rio que leva ao mundo dos mortos, porém é pega por um guarda quando pratica tal ato.
Indo em contra mão a lei imposta por Creonte, Antigona não tem o mínimo de temor e de arrependimento, audaciosamente a personagem confessa o “crime” e não silencia diante das palavras do rei, nem mesmo da sua condenação.
Antigona não é morta, e sim trancada em um túmulo, ou seja, enterrada viva, onde receberá alimento e água até o final dos seus dias. Vendo que não terá saída e tendo a morte como única certeza, tanto a curto como longo prazo, Antigona suicida-se