Resumo do freakeconomics
622 palavras
3 páginas
O tema central deste texto é sobre trapaça, fazendo um paralelo como o ser humano aprende a reagir sobre incentivos, que é o significado da economia. Os incentivos não passam de meios para estimular as pessoas a fazer mais coisas boas e menos coisas ruins, mas eles não surgem espontaneamente, alguém tem que criá-lo. Este é elo entre os professores e os lutadores de sumo. Este é elo entre os professores e os lutadores de sumo. Após uma definição o governo federal tornou obrigatório os provões, oferecendo incentivos através das notas dos alunos onde as escolas podem perder subsídios federais e até os professores serem demitidos e pelo outro lado os professores podem ser promovidos ou mesmo serem recompensados financeiramente. E este foi o meio que os professores encontraram para trapacear, pois começaram através de diversos meios a fraudar os provões para obter os incentivos. E o mesmo aconteceu com os sumôs, que além de um esporte nacional é um depositório de sentimento religioso,militar e histórico do país. O esquema de incentivos que o governo mantém é que o lutador que detém uma posição no ranking, tem todas as mordomias possíveis, como dinheiro, pessoas que o atendem, volume de comida que ingerem ,etc. Devido a isso essa posição é sempre muito cobiçada entre os sumos, fazendo que nas disputas alguns sumos que já tem um certa posição entreguem o jogo aos outros que pretendem entrarFazem uma investigação profunda de como os princípios da economia e da estatística tornam claro o comportamento humano. Os conceitos de economia estão englobados nas coisas mais comuns, com as quais a gente se depara todos os dias.
“Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona”
O primeiro capítulo do best-seller – “O que os professores e os lutadores de sumô têm em comum?” – abre-se com a discussão de uma experiência em creches de Israel. Um par de economistas sugeriu uma solução para o problema