Resumo do Filme
Título: Piratas da Informática
Titulo Original.: Pirates of Silicon Valley
Pais/Ano: EUA / 1999
Direção: Martyn Burke
“Não foram as grandes indústrias de computadores que criaram as máquinas de computação pessoal, mas adolescentes, nas garagens. E não foram os objetivos de defesa nacional ou de lucro, mas, apenas, o desejo de criar uma ferramenta para mudar o mundo que motivou estes jovens empreendedores a criar a indústria moderna de computadores pessoais.”
Howard Rheingold
O filme é relatado sob a visão de Stephen Wozniak. Inicia-se por volta dos anos da década de 1970, onde Stephen e Steve Jobs, de modo simplório e ainda desconhecidos, propõem um microcomputador pessoal, isso só em planos, nada concreto ainda.
É traçado um panorama entre Bill Gates, Steve Jobs e seus parceiros. Enquanto Jobs gosta de tomar LSD e participar de passeatas educacionais, Gates é um mestre no jogo de pôker. Mas os dois têm algo em comum, são jovens que enxergam bem além do seu presente, e querem participar ativamente da evolução dos computadores.
“Piratas da Informática”, conta a história das duas empresas e de seus fundadores, desde os primórdios até o início dos anos 1990. E o mais interessante é notar que tanto Jobs quanto Gates são realmente visionários, homens que estiveram além de seu tempo. Apesar disso, suas maiores qualidades residem na capacidade que tiveram de promover suas empresas, produtos e idéias. A percepção de ambos quanto a um futuro não muito distante em que as pessoas teriam computadores em suas casas como já tinham geladeiras, fogões ou televisores foi decisiva para que chegássemos onde estamos, na Era da Informação.
Foi nesse contexto que dois jovens estudantes, Steve Wozniak e Steve Jobs, desenvolveram o primeiro microcomputador pessoal, fundando em 1977 a APPLE Computer. Com a prosperidade desse mercado, a IBM passa a interessar-se pelo ramo, criando o hardware ou a parte física de um microcomputador pessoal. Bill Gates e Paul Allen criam o