Resumo do filme o pagamento
CAMPUS AVANÇADO PROFESSORA MARIA ELISA DE ALBUQUERQUE MAIA - CAMEAM curso de administração
Professora: Diana Maria Cavalcante de Sá
George oliveira de sousa
O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E O ADMINISTRADOR
pau dos ferros
27.01.2012
Resumo do filme o pagamento
O filme o pagamento, é bem interessante por destacar vários fatores como, ético, social, moral e até econômico.
O mesmo relata da invenção de uma maquina pela qual a pessoas poderiam ver o seu futuro, e até tentar muda-lo, como fez o ator. Porém isso nos leva a questionar, se seria ético, moral? Que sentido teria viver se conhecemos nossos futuros? Como seria ver acontecer tudo aquilo previsto? Seria algo monótono, a vida perderia seu sentido, o de ser descoberta a cada dia.
Mas isso não é tudo imagine alguém tendo acesso a todos os dados de sua vida! E pior antes de você mesmo, é seria tenebroso. Pois era exatamente o que a maquina poderia proporcionar, e foi por isso que o protagonista tentou destruí-la, pois a mesma representava uma ameaça à sociedade, a partir do momento no qual o sistema de informações dela caísse em mãos erradas. Pois quem a possuísse teria o poder de controlar a economia, o consumo tornando a sociedade escrava de uma maquina que saberia tudo sobre a mesma, ou melhor, saberia quais os desejos da mesma, quais sua atitudes, seus hábitos, suas fraquezas, o número da sua conta, ou o que seria sorteado na mega sena.
Enfim, não seria ético ter tantos dados assim à disposição um certo alguém que controlasse essa maquina. Além do mais esses dados não seria apenas do passado, seriam dados que nem mesmo você tinha acesso, seriam dados do seu futuro.
Pois é, a partir do momento em que um sistema de informações, passa a ferir a ética, a moral, e a sociedade, esse sistema se torna inviável, visto que sistemas de informações são feitos para auxiliar as pessoas, facilitar vidas, e não para dominá-las.