Resumo do filme o metodo
Diversos autores classificam as campanhas publicitárias de forma diferente. Alguns classificam pelo seu formato, ou seja, suas características estéticas, seu estilo de mensagem e elementos predominantes. Outros autores classificam as campanhas basicamente pelo objetivo da mensagem e as possibilidades de resultado que podem proporcionar ao anunciante.
Na classificação abaixo, a definição de “curto prazo” representa o alcance dos objetivos em apenas alguns dias, já o “médio prazo” em algumas semanas e o “longo prazo” em alguns meses ou até mesmo após alguns anos.
A seguir, serão apresentados 7 formas de classificação de campanhas que costumam apresentar certo consenso entre os principais autores nos livros sobre publicidade:
1) CAMPANHA DE PROPAGANDA (informacional ou promocional)
Este tipo de campanha é a mais recorrente de todas. Sua nomenclatura pode variar de autor para o outro. O termo mais utilizado é “Campanha de Propaganda” ou “Campanha Informacional”. Alguns livros não adotam o termo “Promocional” para não causar confusão com “Promoção de Vendas”, que representa outro tipo de campanha. Esta ação é ideal para lançamento de novos produtos ou para explicar as novidades de um produto já existente.
Objetivo: explicar o que é o produto, para que ele serve e como funciona. Vender a imagem e o conceito do produto em questão.
Características: apresenta o produto em ação, sua marca aparece em grande evidência, seus diferenciais e principais atributos são enaltecidos.
Resultados: em médio prazo.
Exemplo de campanha informacional.
2) CAMPANHA INSTITUCIONAL
Utilizada por empresas particulares para fortalecimento de suas imagens. Neste tipo de campanha não é dado ênfase a produtos específicos, mas sim a marca da empresa e das qualidades desta instituição em uma tentativa de criar uma empatia com o consumidor. Inicialmente, elas podem até parecer que não possuem fins lucrativos, mas na verdade, em longo