resumo do filme o diabo veste prada
Cuba foi uma rica colônia espanhola no final do século xix uma grande revolta popular alastrou-se pela ilha, querendo independência nacional.
Empresários norte-americanos perceberam que poderiam tirar proveito de mudanças política na ilha. EUA declarou guerra a Espanha que lutava longe da casa e não era uma potência, resultado: Espanha foi derrotada.
As tropas americanas desembarcaram em Cuba para “garantir o governo independente”.
Governo formado por grandes produtores de açúcar e tabaco.
Logo depois da independência o governo cubano tratou de facilitar todos os investimentos dos EUA na ilha. Cuba era um bom negócio tanto para cubanos(elite) quanto para americanos(empresários)
Cuba, era agroexportadora de açúcar e tabaco, a elite cubana era formada por grandes comerciantes e latifundiários. Os investidores norte-americanos tinham muitas propriedades na ilha.
Quando um presidente cubano atrapalhava os lucros das empresas americanas a velha atitude do big stick se repetia: os fuzileiros navais desembarcavam na ilha para restaurar a normalidade e colocar um presidente de “confiança” dos EUA, um deles foi o ditador Fulgêncio Batista. Muitos cubanos consideravam-se humilhados pelas atitudes norte-americanas, pois eles viviam de trabalho suado e sofrido para que os americanos se divertissem e ganhassem dinheiro e os cubanos cada vez mais na miséria.
Em 1953, alguns jovens patriotas prepararam-se para derrubar o ditador. Começaram a revolta tentando derrubar o quartel de Moçada. Mas eram pouco e inexperientes e acabaram sendo presos.
O líder da revolta era um jovem advogado ex-dirigente estudantil: Fidel Castro. Depois de uma temporada preso Fidel partiu para o exílio no México. O ditado achou que as “férias” seriam para acalmar Fidel, mas estava redondamente engano, serviu para que organiza-se novamente uma revolta e foi no México que Fidel conheceu o lendário guerrilheiro dos anos 60