Resumo do Filme Vatel
CAMPUS JANI VANINI
Vatel - Um Banquete para o Rei
Vatel é um filme do gênero drama dirigido por Roland Joffeé no ano de 2000. Este filme conta a história de um serviçal chamado Vatel e como ele transformou o banquete destinado ao rei Luiz XIV em um show. No ano de 1671, uma pequena província no oeste da França está à beira da ruína. Para sair do vermelho, o príncipe de Condé (Julian Glover) tem de reconquistar o rei Luis XIV (Julian Sands), através de um final de semana inesquecível. A única pessoa capaz de proporcionar comida elaborada e entretenimento à altura do rei é o mestre de cerimônia François Vatel (Gérard Depardieu).
A confiança do rei foi sendo conquistada através banquetes e espetáculos impecáveis, totalmente à prova de erros, em busca de aprovação e satisfação do monarca e de seus seguidores mais próximos. Organizar todos estes serviços demanda uma série de qualidades esperadas em profissionais que atuam no ramo hoteleiro. Entre elas é possível destacar a cortesia no atendimento e tratamento dos visitantes, a criatividade nas diferentes áreas de atuação, o respeito pelas necessidades dos clientes, a capacidade de se estruturar e se adaptar a situações nem sempre ideais (como a falta de mais recursos financeiros para implementar novos projetos) e, ainda, a habilidade de agir politicamente num contexto nem sempre favorável.
As perucas espalhafatosas, as roupas bufantes e o luxuoso mobiliário explicitam a ostentação na qual estava mergulhada a nobreza da época, mas que foi perdendo forças com o advento da burguesia. Um dos pontos fortes do filme, a belíssima caracterização, que contou com a colaboração da consultora histórica Marie-France Noel, transporta o espectador ao século 17. O filme mostra também como existia uma estrutura extremamente rígida e controlada pelo rei onde as damas da corte francesa, eram obrigadas a ceder aos caprichos do monarca quase como prostitutas. Por fim, é em um jogo de