resumo do filme Um Método Perigoso
O filme conta a história da Psicanálise criada por Freud no fim do século XIX e a relação mantida com Jung acerca do desenvolvimento do pensamento psicossexual, que, segundo Freud é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo. Ao decorrer do filme a relação entre os dois é abalada graças a diferença de pensamentos partida de Jung através das experiências trocadas a partir de casos clínicos vivenciados por eles.
Baseia-se na história real da relação entre Freud e Jung, do início ao rompimento por discordâncias de teorias. Para Jung é inaceitável a desconsideração de Freud a respeito da metafísica do ser, a centralização da sexualidade humana e o pragmatismo sobre a psiquê.
Ao decorrer da história vai se destrinchando a teoria psicanalítica Freudiana com a formação do aparelho psíquico (consciente, pré-consciente e o inconsciente); ID, EGO e SUPEREGO, o desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa (repressão, resistência, transferência etc.).
Um Método Perigoso
A teoria de Freud foi baseada em estudos clínicos de seus pacientes em de reflexões pessoas acerca de si mesmo onde utilizou de uma metodologia eficaz a qual foi determinante para sua teoria psicanalítica e a mudança da visão do homem na Modernidade em sua relação com o aparelho psíquico.
Jung, no início, passa a utilizar o método de análise de Freud que já era famoso na época, mesmo sem ainda conhecer o seu criador. Então, ele aplica o método em uma paciente chamada Sabina que foi diagnosticada como histérica e encontrava-se internada em um sanatório. Ao decorrer do diálogo com ela, descobre que a causa de sua histeria seria em sua relação com o pai na infância que resultou em um desejo sexual por parte da mesma.
A partir disto pôde se observar um dos pilares da teoria de Freud que diz respeito ao desenvolvimento psicossexual da criança que pode acarretar dificuldades como a de Sabina, que, além deste, demonstra a existência da