Resumo do filme "Todas as manhãs do mundo"
Por Givas Demore¹
Filme: Todas as Manhãs do Mundo
(França - 1991) Duração: 114 minutos; Distribuição: BAC Films
Produtor Executivo: Bernard Marescot
Elenco: Jean-Pierre Marielle (Monsieur de Sainte Colombe), Gérard Depardieu (Marin Marais), Anne Brochet (Madeleine), Guillaume Depardieu (Jovem Marin Marais), Carole Richert (Toinette), Michel Bouquet (Baugin), Jean-Claude Dreyfus (Abbe Mathieu), Yves Gasc (Caignet), Yves Lambrecht (Charbonnières), Jean-Marie Poirier (Monsieur de Bures), Myriam Boyer (Guignotte), Violaine Lacroix (Jovem Madeleine), Nadège Teron (Jovem Toinette), Caroline Sihol (Mme. de Sainte Colombe), Philippe Duclos (Brunet – voz).
Todas as Manhãs do Mundo
O filme conta a história de Sainte-Colombe e Marin Marais dois grandes músicos. Ele se inicia com o dialogo de Marais, onde este conta aos demais músicos sua história musical. Marais revela que um dia, após ter perdido sua voz, sentiu-se frustrado e quis se tornar um exímio instrumentista de viola da gamba. Após ter tido aula com grandes professores, Marin, é indicado para ter aulas com Sainte-Colombe um exímio instrumentista, no entanto não será fácil para o jovem Marin se tornar discípulo de Sainte-Colombe, pois este vive recluso e amargurado por causa da morte de sua amada esposa. Mas o jovem Marin não desiste e consegue a afeição do mestre. Mas para Sainte-Colombe tocar bem o instrumento não basta é preciso viver a música. Ela, a música, é mais do que uma combinação de sons para ele. É um meio de expressar o inexprimível.
Sainte-Colombe vive no isolamento com suas duas filhas Madeleine e Toinette. Em sua reclusão ele encontra tempo para treinar sua técnica e educar suas filhas moral e musicalmente. A chegada de Marin Marais, traz mais agitação á vida deles, pois o teimoso Marin quer que o mestre Sainte-Colombe lhe ensine suas técnicas, mas o mestre não o aceita e o expulsa e Madeleine, que está apaixonada pelo jovem,