resumo do filme odisseia
Nesse período predomina o processo de assimilação, ao qual possibilita as crianças manterem os primeiros contatos com os objetos, trazendo-os para seus referenciais de conhecimento, formando os esquemas de conhecimento.
Todos os esquemas constituídos nesse período são de ação (olha, agarrar, morder), sendo coordenados com o tempo, permitindo a criança integra-los uns aos outros em determinadas sequencias -> olhar o objeto, segurar, levar a boca e morder.
A inteligência sensório motora permite usar os esquemas, então coordenados a situações novas. Ainda durante esse período os esquemas mostravam serem guiados por alguma intenção, já existindo diferença entre os meios utilizados e os fins alcançados.
Pré Operatório – É o segundo período de desenvolvimento, que tem por característica a representação, transformação dos esquemas (esquemas combinados e de ação em esquemas representados), onde ocorre o progresso mais sensível da linguagem oral.
Inicialmente a criança utiliza palavras pertencentes a um universo particular e especifico, aonde com o passar do tempo começa a utilizar palavras que determinam categorias de objetos, pessoas e ações.
Durante o segundo período, dos 2 aos 7 anos de idade, a linguagem deixa de ser expressões representativas (totó, mamãe, mamá) e passa a utilizar expressões socialmente estabelecidas (cachorro, mãe, beber).
Essa transformação indica uma mudança nos esquemas, cada vez mais adaptados na sociedade em que vivem, sendo um avanço na socialização do indivíduo.
Além de revelar um progresso na capacidade intelectual, e o inicio da transição do egocentrismo para a socialização.
Período Operatório Concreto – ocorre dos 7 aos 12 anos, o pensamento da