Resumo do Filme Mentes Perigosas
Médio para alunos muito capazes, porém, com grandes problemas sociais é abordada. Ao se deparar com esses alunos problemáticos e sem interesse em se dedicar aos estudos, ela, que a princípio mantinha uma postura tradicional de ensino, percebe que precisa reformular sua prática pedagógica para criar um vínculo com seus alunos, a fim de motivá-los. Ao transformar radicalmente a sua atitude dentro de sala de aula, trazendo para suas aulas assuntos relevantes à realidade de mundo de seus alunos, ela enfrenta automaticamente a resistência da direção da escola que insiste na idéia de que os alunos devem, exclusivamente, se deter ao programa educacional pré-estabelecido, e jamais participar de atividades que não forem relacionadas a ele. Contudo, Louanne não se intimida e decide enfrentar esse sistema tradicional de educação, fazendo uso da poesia como meio de incentivar seus alunos a refletirem sobre a dura situação social na qual se encontram.
Louanne por se preocupar em conhecer cada um de seus alunos, acabou por ter o respeito de seus alunos e uma ótima relação professor/aluno. Até que um de seus alunos é morto por um inimigo, isso faz a professora decidir desistir de continuar na escola, mas é aí que ela é surpreendida, seus próprios alunos não permitiram que ela desistisse, falaram que estavam dispostos a lutar para não perdê-la como professora. E assim ela decidiu continuar na escola.
O filme nos mostra que nunca devemos desistir por maiores que sejam nossos obstáculos, devemos insistir até alcançar nossos objetivos.