Resumo do Filme John Huss
O filme mostra a história de Jonh Huss, homem de origem simples que nasceu no vilarejo de Hussinecz, sul da Boêmia, era filho de camponeses, sua mãe muito religiosa quis que o filho fosse sacerdote, determinado a estudar e crescer formou-se na universidade e tornou-se dirigente da Capela de Belém, na importante cidade de Praga.
Foi um pastor dedicado, e sua preocupação era agradar a Deus com uma vida santa e prover sólida alimentação espiritual ao povo, criticava duramente os líderes da Igreja Católica por usarem seus ofícios em benefício próprio, vivendo no conforto e na imoralidade. Para Huss a autoridade de um líder religioso vinha do seu caráter e não da sua posição, acreditava que a salvação vem somente pela fé em Jesus Cristo e que só a Bíblia é a Palavra de Deus, ele ensinava isso na Universidade de Praga e à sua igreja e alertava o povo para os abusos da Igreja Católica.
Então aparece no cenário o arcebispo de Praga chamado Zbynek, um superior de Huss, a missão dele era de erradicar a heresia de Wycliff naquela região e com isso ganhar favores do Papa. Huss influenciado pelos escritos de Wycliff tornou-se cada vez mais apaixonado para reforma da igreja. Em seus sermões, condenava o pecado dos padres, bispos e arcebispos, ridicularizava o poder dos sacerdotes de concederem o Espírito Santo a uma pessoa ou mandarem para o inferno. No entanto a igreja começou a reagir e Zbynek ficou furioso ao saber que muitos pregadores, seguidores de Huss acusavam-no de venda de milagres.
Huss enfrentou o poder corrupto dentro de sua própria igreja e não temeu, recebeu ordem do Papa para se calar e não se calou, e foi excomungado, ele então resolveu exilar-se voluntariamente para que a igreja não fosse privada das ministrações. Foi para o sul da Boêmia onde escreveu livro e pregou em alguns vilarejos, passado algum tempo, os lideres da igreja católica se reuniram para um Concilio em Constança e convocaram Jonh Huss a comparecer a fim de