Resumo do filme Duelo de Titãs
O trabalho a seguir tem por objetivo apresentar uma breve reflexão sobre o filme Duelo de Titãs, envolvendo aspectos voltados às vivências de um grupo, tais quais: Objetivos, Motivação, Comunicação, Processos Decisórios, Relacionamentos, Liderança e Inovação. Tais aspectos serão melhores explorados no texto a seguir, através do relato das experiências vividas por um grupo de jovens e dois técnicos de futebol americano que enfrentam questões como preconceitos, disputas e quebra de paradigmas.
A construção da trama do filme é baseada em uma estória real que se passou em uma pequena cidade da Virginia nos Estados Unidos, Alexandria, nos anos de 1971, onde a separação entre brancos e negros era uma questão bastante presente e de muitos conflitos. Somente após a decisão de um colégio que admitiu alunos de raças brancas e negras, com a participação desses alunos no time de futebol americano da escola e com a chegada do novo técnico, é que os conflitos começam a caminhar para uma nova virada.
Todos desejavam ganhar o campeonato de futebol americano em que estavam disputando, fossem eles brancos ou negros, técnico ou auxiliar técnico, tinham todos o mesmo objetivo.
Assim que o novo técnico chega, ele logo impõe o seu ritmo de trabalho, mostrando que é contrário a divisão entre brancos e negros, e que todos faziam parte de um mesmo time e que para atingirem ao objetivo final de ganhar o campeonato era preciso haver união, ele ( Herman Boone), deixa suficientemente claro o seu objetivo, porém, esse objetivo só vai ser compreendido e aceito por todos a medida que vão se comprometendo com as tarefas e com as regras impostas pelo então técnico, já que o não cumprimento gerava punição. Só quando a comissão técnica, responsável pela defesa, e os alunos, vão vendo os resultados do cumprimento das tarefas e das regras é que estes cada vez mais se comprometem com o objetivo final, gerando um espirito de união em “quase” todo o