Resumo do filme "Cidade dos poetas mortos."
“Cidade dos poetas mortos.”
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O filme trata de uma historia do professor chamado John Keating que das aulas numa escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
Com seu conhecimento o professor Keating inspira os alunos a seguir seus sonhos e desejos para que tornem suas vidas extraordinárias.
O professor Keating também ensina que todos nós, principalmente os jovens, devem se opor, gritar, contestar e, sobretudo ser “livres pensadores”, e não deixar ninguém influencie suas ideias e maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.
2. DESENVOLVIMENTO
Este poema é interpretado por eles e diz que “um dia vamos deixar de respirar, vamos ficar frios e morrer.” Ou seja, temos que aproveitar ao máximo cada segundo e cada oportunidade que temos em nossas vidas, pois tudo isso um dia ira acabar. O professor faz com que as suas aulas deixem de ser padronizadas e fazer com que cada aluno pense por si mesmo. Ele encoraja os alunos a seguir seus sonhos e desejos, e sempre falava “Carpe Diem” que significa “aproveite o dia/momento”. Um dos poemas citados do filme é:
As virgens que fazem muito caso do tempo
“Apanha os botões de rosa enquanto podes
O tempo voa
E esta flor que hoje sorri amanhã estará moribunda”
3. CONCLUSÃO
O filme também se baseia bastante no poema:
“Fui para os bosques viver de livre vontade
Para sugar todo o tutano da vida
Para aniquilar tudo que não era vida
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi..”
Pois no final do filme, um dos alunos de John Keating acaba se suicidando, pois seu pai o proibi de seguir seu sonho e o obriga