Resumo do filme Central do Brasil
O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai.
Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana. Após um grave acidente, onde Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior, Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco.
Josué acabou não conhecendo o seu pai, mas, conheceu seus irmãos e a pequena cidade de seu pai. No final, Dora deixa Josué com os seus irmãose volta para o Rio De Janeiro.
Perguntas
1ª- O que mais me chamou atenção no filme foi o estilo de vida das pessoas naquele tempo. A desigualdade social era muito grande e os únicos modos de se comunicar com as outras pessoas era pela carta e pelo telefone, porém, não era todo mundo que podia pagar pelo serviço de um telefone. E também me chamou atenção a quantidade de pessoas que eram analfabetas. Naquela época o número de pessoas que nunca tinham estudado era muito alto.
2ª: A carta tinha um papel fundamental no passado. Era o meio de comunicação mais barato, portanto, era o mais usado. As pessoas podiam ter qualquer tipo de relação na carta, como a amorosa. Muitas pessoas usavam as cartas para manter relacionamentos,etc.
3ª: As pessoas pararam de usar a carta porque ela se tornou um meio de comunicação ultrapassado. Hoje em dia nós temos o e-mail, o telefone acessível, a internet e todas as outras coisas que facilitam muito a comunicação do ser humano, e com o surgimento desses novos meios, a carta foi ficando no passado. Hoje, as pessoas só usam certos tipos de cartas, como as comerciais.