Resumo Do Ensaio
SEMIÓTICA
PROFESSOR: MAURÍCIO MELIM
ACADÊMICO: WILLIAN NUNES
1.
ENSAIO SOBRE OBJETO EMPÍRICO
Descrição do objeto empírico:
A televisão O objeto empírico à ser analisado no presente ensaio é a televisão. Um aparelho eletrônico que reproduz imagens e sons de maneira instantânea. A emissão desses dois elementos é recebida pela televisão em forma de ondas eletromagnéticas e convertidos novamente em imagem e som pelo televisor.
Em 1923 foi feito o registro de patende do tubo iconoscópico, tornando assim possível a televisão eletrônica. A primeira demonstração do sistema de televisão analógica aconteceu no ano seguinte, em Londres. Porém, imagens em movimento só foram transmitidas por um televisor em 1925.
O primeiro serviço de transmissão analógica da televisão aconteceu em Nova York no ano de 1928, mas a imagem era em baixa resolução, do tamanho de um selo postal. Apenas em 1935, na Alemanha, imagens em alta definição foram disponibilizadas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões aconteceu durante os Jogos Olímpicos de
Berlim, em 1936. Após a Segunda Guerra Mundial, porém, vários avanços tecnológicos possibilitaram a televisão chegar à altos níveis de qualidade e transmissão. Além disso, o preço da televisão caiu por conta do número de fabricações.
A primeira televisão em cores surgiu em 1954, pela norteamericana NBC. O sistema não exigia a troca dos televisores antigos e, portanto, foi amplamente aceita pelo público e, inclusive, pelos concorrentes. A CBS, outra emissora estaduniense havia feito uma proposta de mudança ao governo, mas seu sistema exigia a compra de aparelhos novos, com o sistema novo instalado. Por conta do avanço da NBC, a CBS desistiu de seu projeto.
Em 1962 deuse a primeira transmissão via satélite, pela japonesa Sony. As televisões com transmissores poderiam então receber sinal enviado pelo satélite Telstar.
O pioneiro da transmissão no Brasil foi Olavo