Resumo do Documentário - Cortina de Fumaça
No documentário os pontos mais relevantes são:
* Que nunca existiu, nem existirá uma sociedade livre de drogas;
* È questionado porque algumas dessas substâncias acabaram sendo criminalizadas com o passar do tempo, e porque o álcool e o tabaco é permitido, e a maconha e o ecstasy é proibido, já que a porcentagem de morte dessas substâncias lícitas, é bem maior que das outras duas ilícitas.
* Mac Niven, vai até uma feira cannabica na Suíça, e mostra como é um lugar em que a maconha não é criminalizada, e quão natural isto é.
* Até o final do século XIX, a criminalização das drogas era mínima, e as primeiras leis criminalizantes surgiram quando as substâncias, que até então eram utilizadas por grupos dominantes da sociedade, passaram a ser consumidas por grupos minoritários. Nos Estados Unidos, por exemplo, a proibição do ópio, da cocaína e da maconha surgiu quando pessoas consideradas inferiores passaram a consumir drogas inicialmente de uso restrito.
* O processo de criminalização das drogas, iniciado no século XIX, intensificou-se ainda mais no século XX. A partir da primeira “declaração de guerra” às drogas, o combate e a criminalização dessas substâncias foi, progressivamente, intensificando-se. O presidente Ronald Reagan, por exemplo, foi além de Nixon ao demonizar as drogas e aqueles com elas envolvidos. Sua política era mais ampla por autorizar intervenções fora dos Estados Unidos, visto apenas como país consumidor. Essas medidas de intervenção internacional para extirpar o “inimigo número um” possuíam, claramente, objetivos políticos, ainda mais por estarem inseridas no contexto de guerra fria.
* O entrevistado Diogo Costa afirma