Resumo do documentário A corporação
Há 150 anos, elas tinham pouca importância, contudo atualmente, as corporações dominam todo o cenário mundial interferindo em questões religiosas, econômicas, politicas e culturais.
Corporação é uma pessoa jurídica onde pessoas trabalham em conjunto por um objetivo em comum de aumentar os lucros da empresa. Por ser considerada uma pessoa, as corporações passam a ter direitos legais como uma pessoa, mas, a diferença é grande em ser um individuo e ser uma corporação. E até desenvolvem sintomas de um psicopata com seus interesses acima de tudo. Os sintomas são: impossibilidade de assumir culpa, despreocupação com a vida do outro, descaso pelos sentimentos alheios, mal a saúde humana e meio ambiente, entre outros.
Os negociantes não pensam em questões morais quando se trata dos efeitos sobre o meio ambiente. A empresa típica do século XX, é extrativa, desperdiçadora, abusiva, linear em seu processo que tira da terra, que fabrica, desperdiça, retorna seus à biosfera e detritos para um lixão. Em 1940, a habilidade de sintetizar e criar em escala ilimitada novos produtos químicos para os mais diversos objetivos à um custo baixo, à medida que os produtos petroquímicos aumentavam surgiam sinais de que alguns produtos geravam problemas como câncer, defeitos de nascenças e outros efeitos tóxicos ambientais. A Monsanto é citada por trazer inúmeras lesões a vietnamitas ao criar o Agente Laranja para a Guerra do Vietnã em 1955, e acabar fazendo um acordo. Está sendo deixado um terrível legado de veneno e ruínas no meio ambiente para as gerações futuras. É apresentado várias empresas grandes que cometeram crimes ambientais e apenas pagaram multas.