Resumo do discurso da dilma na ONU
Desta forma, Dilma entra em um assunto, praticamente obrigando os EUA, a se pronunciarem a cerca do assunto, que provavelmente não seria de grande interesse, uma vez que um grande desgaste entre eles e as demais nações se instalou após o ocorrido. Partindo deste ponto, onde a soberania do Estado brasileiro foi afrontada com a ação de espionagem, onde é enfatizado por nossa presidente que isso se trata de uma violação dos direitos humanos e das liberdades civis, pedindo que a ONU fiscalize e lidere os meios tecnológicos de cada Estado.
Em minha opinião, Dilma segue tendências realistas ao falar deste assunto, afinal o foco do discurso sobre esse assunto é a todo momento a questão da soberania de cada Estado, e a violação ocorrida, partindo da idéia de que nunca um país vai abrir mão de sua soberania em prol de outro país.
Após declarar com grande ênfase ser totalmente contrária e deixar claro que as relações bilatérias entre Brasil e os Estados Unidos da América, está abalada, Dilma entra no assunto da fome e combate a pobreza, que assola diversas nações em todo o mundo, e cita as medidas que o governo brasileiro está tomando para combater esses aspectos. Nesse contexto, ela cita ás manifestações ocorridas em junho, e diz que o povo esta mais instruído, e sabendo de seus direitos, e o melhor, reivindicando eles, e que seu governo não reprimiu tais atos, mais sim ouviu e compreendeu eles. Tomo como conclusão deste ponto, que fica claro uma relação social e interação dos indivíduos, partindo dos aparatos do construtivismo onde as ideologias do período estão sendo reformuladas ou reconstruídas. Indo mais além, Dilma pede que as nações se ajudem, para recuperação da economia mundial,