Resumo do conto "O Verdadeiro Amor" - personagens
Joe é a personagem principal. É um modelo experimental de um programa de computador que pertence ao complexo-multivac, ligando-o a outros polos espalhados no mundo. Este sabe quase tudo e fala melhor do que qualquer outro computador, porém não tão bem como pensa. À medida que o conto decorre esta personagem vai evoluindo em complexidade, aprofundando as suas experiencias relativas à raça humana. Fica cada vez mais parecido com o seu dono em termos de discurso, vocabulário, vivências e a sua linguagem melhora radicalmente. É, por isto, uma personagem modelada, pois é dinâmica, sendo capaz de alterar o seu comportamento e evoluir psicologicamente ao longo da ação.
Milton Davidson é uma personagem secundária, porém com grande importância. É o programador do Joe e vive na esperança de um dia vir a encontrar o seu verdadeiro amor, pois já tem 40 anos e nunca casou. Cometeu algumas ilegalidades ao longo da vida. Este é nos dado a entender como astuto, inteligente, sensível, criativo e determinado. A sua personagem é plana pois é definida por um ou vários traços que a acompanham ao longo de toda a obra.
Ambos Joe e Milton se apercebem ao longo do conto que o importante na busca do verdadeiro amor não é o aspeto físico, mas sim o acordo de personalidades. Estes vão tendo uma maneira de pensar idêntica, ajustando-se mutuamente em termos de pensamentos e personalidades. Ambos são personagens individuais.
Neste conto, vão sendo referidas 235 possíveis mulheres ideais para Milton, possuindo todas as características desejadas por ele, como falar perfeitamente inglês. Participam como figurantes. Dentro destas, 8 destacam-se por possuírem extrema beleza, longos sorrisos e hipnotizantes vozes, porém, Milton não sente por estas nem uma lasca de amor verdadeiro.
Charity Jones é o amor verdadeiro de Joe e Milton. É avaliadora na biblioteca de história de Wichita e a sua personalidade ajusta-se perfeitamente com a deles, estando estes três como que em