Resumo do capítulo Ideologia do livro "Anjos Bons da nossa natureza"
2014
RESUMO
No trecho ‘Ideologia’, página 746 do livro “Os anjos bons da nossa natureza”, escrito por Steven Pinker, o autor trata de expor como funcionam as ideologias, dando diversos exemplos de experimentos psicológicos que procuravam provar a influência dos grupos em indivíduos, os efeitos da ideologia para a sociedade, os mecanismos de multiplicação dela, e uma possível solução.
Uma ideologia, de acordo com o autor, é um meio de justificar atos de violência que visariam a ideia de contribuir para realização de um bem maior. O infinito bem que ela promete previne que seus crentes abandonem o compromisso, e tornam seus oponentes infinitamente maus, merecedores de infinito castigo.
Exemplos históricos dos danos de ideologias não faltam, sendo alguns as cruzadas, a Guerra do Vietnã, e o próprio Holocausto. Ideologias são as responsáveis pelas piores coisas que as pessoas já fizeram umas as outras.
As ideologias funcionam com os seguintes ingredientes. Elas precisam de nossa capacidade cognitiva de pensar que os fins justificam os meios, onde ela encoraja meios desagradáveis como forma valida de alcançar fins desejáveis. Some isto a propensão humana à dominação e à vingança, nosso hábito de essencializar outros grupos como demônios ou gentalha, e nosso interesse próprio em exagerar nossa sabedoria e virtude.
O autor cita uma série de patologias que grupos ideológicos podem desenvolver.
A primeira é a polarização, onde pessoas com opiniões mais ou menos semelhantes se tornarão mais semelhantes e mais extremadas, quando juntas em um grupo.
A segunda patologia citada é a obtusidade, que faz com que grupos digam a seus líderes o que eles desejam escutar, suprimindo dissidentes, censurando dúvidas e excluindo evidencias que contradigam o consenso.
A terceira é a animosidade intergrupos, onde quanto maior número de pessoas em dois grupos de opiniões dissidentes, maiores são as chances de conflito.
O comportamento das pessoas depende do meio social