Resumo do capítulo 2 do livro marketing 3.0
O marketing gira em torno de três disciplinas importantes:
• Gestão do Produto
• Gestão de Clientes
• Gestão da Marca
Inicialmente o marketing era visto apenas como uma das várias funções importantes de apoio à produção, ao lado dos recursos humanos e das finanças. Sua função principal tem como base os 4ps:
1. Produto: tudo o que se refere ao seu desenvolvimento. Como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
2. Preço: a determinação do custo. Política de preços, descontos, formas e prazos de pagamento.
3. Promoção: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço. Promoção e força de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.
4. Praça: a definição de um ponto, ou seja, necessário apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo. Canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
Com a crise do petróleo, na década de 1970, tudo mudou: alguns produtos foram lançados para competirem entre si, os compradores tornaram-se mais inteligentes. Outros p’s se juntaram aos quatro tradicionais - pessoas, processo, provas físicas, opinião pública e poder político. O declínio na atividade econômica fez com que o marketing ganhasse proeminência durante o período de baixa demanda. Assim, evoluiu de um nível puramente tático para um nível mais estratégico, fazendo com que nascesse o Marketing 2.0.
Para gerar demanda, o cliente deveria substituir o produto. Introduziu-se, então, a disciplina de gestão de clientes. Novas estratégias foram criadas como: a segmentação, a definição de mercado-alvo e o posicionamento. E em 1989, além de ter sido o ano da virada para a globalização, também acabou por ser o ano da virada para o marketing. A tecnologia teve um grande crescimento e mudou muita coisa. Portanto, para dar conta de