Resumo do Capítulo 1: O que é comportamento organizacional?
Resenhado por :
Lorena Borges Gullo Gomes Mello – 08/34602
Universidade de Brasília
Comportamento Humano no Trabalho
O capítulo 1 inicia com um breve relato de Lakshimi Gopalksishman, uma mulher responsável por uma equipe e que conceitua um pouco de habilidades de um bom executivo e/ou empreendedor, assim como menciona o que seria a motivação para cada pessoa dentro de uma empresa, uma organização. Em seguida o texto introduz o assunto observando a mudança que a graduação pra a formação de executivos teve, levando em consideração a importância da habilidades interpessoais para o sucesso das empresas, ficando claro que as habilidade técnicas são necessárias, porém insuficientes para o sucesso das atividades de gestão.
Os executivos realizam seu trabalho por meio do trabalho de outras pessoas, dentro de uma organização. Eles possuem basicamente quatro tarefas: planejamento, organização, liderança e controle. Possuem dez papéis que podem ser divididos em três áreas, os papéis de relacionamento interpessoal, os papéis de informação e os de decisão. E por fim, três áreas de habilidades, as humanas, as conceituas e as técnicas.
Quando passamos a falar de habilidades humanas, utilizamos o termo “comportamento organizacional”, que por si só é um campo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. As disciplinas que contribuem para esse estudo, cada uma com sua especificidade, são: Psicologia, Sociologia, Psicologia Social, Antropologia e Ciência Política. Dentro desses estudos acerca do comportamento organizacional, poucas são as coisas que se tornam absolutas, afinal os seres humanos são complexos e diferentes, ou seja, para podermos definir um comportamento, devemos avaliar as condições e as